Sala de Convidados

Trabalho infantil


 


Programa Exibido em 20/06/2017


O Dia Internacional contra o Trabalho Infantil, criado há 15 anos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), foi celebrado na última semana, no dia 12 de junho, e o Brasil tem mais motivos para se preocupar do que para comemorar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase três milhões de crianças e adolescentes trabalham no país. E apesar desse número ter caído nos últimos anos, especialistas apontam que existe o risco de interrupção na tendência de queda.

Os dados do IBGE mostram que 5% das crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos são trabalhadores precoces e, apesar dos esforços para erradicar o trabalho infantil, desde 2013 o Brasil vem registrando um aumento do número de crianças entre cinco e nove anos que trabalham. Isso ocorre no campo, lixões, feira livres, sinais de trânsito e em diversos outros lugares.

Os convidados são a procuradora do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro e representante regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (Coordinfância), Dulce Torzecki; o coordenador executivo de Articulação de Políticas de Proteção para Crianças, Adolescentes e Idosos da Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Porto Alegre e membro da Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (COMPETI), Carlos Fernando Simões Filho; e a delegada titular da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), Juliana Emerique.


Vídeos Relacionados