• Canal Saúde - Fiocruz
  • atalho para menu o principal desta página
  • atalho para a busca de vídeos desta página
  • atalho para o conteúdo desta página
  • atalho para os destaques desta página
  • CANAL SAÚDE FAZ DIVULGAÇÃO NA CONFERÊNCIA DO RIO

    05/10/2015

    O Canal Saúde esteve presente na 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, realizada entre os dias 1º e 04 de outubro de 2015 no Ginásio do Maracanãzinho.



    O Canal Saúde esteve presente na 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, realizada entre os dias 1º e 04 de outubro de 2015 no Ginásio do Maracanãzinho. 

     

    A coordenadora da Mobilização do Canal Saúde, Nicole Leão, esteve na entrada do evento para divulgar a campanha colaborativa #‎CanalSaudena15, que busca ampliar a cobertura da emissora sobre as etapas preparatórias – municipais e estaduais – para a Conferência Nacional. O material gráfico distribuído para todos os participantes informa como a população pode assistir ao Canal Saúde, qual a programação especial produzida especialmente para as conferências e como os telespectadores podem contribuir, enviando conteúdo (fotos, vídeos e textos) sobre as etapas regionais.

     

    Também foram distribuídos bótons com a logomarca  #CanalSaudena15. “A receptividade do público à ação no Maracanãzinho foi muito positiva. As pessoas elogiavam a iniciativa e ao mesmo tempo lamentavam o pouco espaço que os debates sobre a saúde pública têm na maioria dos veículos de comunicação”, conta Nicole.

     

    A 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro reuniu cerca de mil participantes e teve como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. De lá, saíram as propostas que o Rio de Janeiro levará à 15ª Conferência Nacional de Saúde, em dezembro, em Brasília (DF).

     

    Mais informações sobre o Canal Saúde na 15ª Conferência no site http://www.canal.fiocruz.br/XVconferencia/.

     

    CANAL SAÚDE LANÇA COBERTURA COLABORATIVA DA 15ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE

    01/10/2015

    O Canal Saúde, emissora oficial da 15ª Conferência Nacional de Saúde, quer a sua contribuição, conferencista!



    O Canal Saúde, emissora oficial da 15ª Conferência Nacional de Saúde, quer a sua contribuição, conferencista!

     

    A emissora lançou em setembro uma campanha colaborativa para ampliar a cobertura jornalística sobre as etapas preparatórias – municipais e estaduais – para a Conferência Nacional, que ocorre entre 1º e 4 de dezembro de 2015, em Brasília (DF). Qualquer um pode participar enviando fotos, vídeos e informações sobre o processo da conferência na sua cidade ou estado. Para isso, a emissora conta com o alcance das redes sociais.

     

    Basta utilizar a hashtag #CanalSaudeNa15 ao publicar qualquer conteúdo sobre as etapas regionais no Facebook, Flickr, Twitter ou Youtube (não esqueça de configurar a privacidade para “Público”, para que possamos visualizar).  Você também pode enviar um e-mail para canalsaudena15@gmail.com, anexando a imagem, vídeo ou informação registrada por você (não se esqueça de informar seu nome). Ou ainda publicar diretamente na página da campanha “Canal Saúde na 15ª Conferência” no Facebook: www.facebook.com/canalsaudena15.

     

    Os conteúdos enviados poderão ser veiculados na grade do Canal Saúde (TV e Internet) ou publicados em nossas redes sociais. Os telespectadores podem ainda enviar propostas de pautas sobre a 15ª Conferência Nacional pelo e-mail:  canal@fiocruz.br.

     

    Além de colaborar, você também pode acompanhar, na programação do Canal Saúde, uma cobertura completa e aprofundada sobre o processo da 15ª Conferência Nacional de Saúde. São notícias no Jornal da Saúde; reportagens e entrevistas sobre as Conferências Estaduais; debates mensais no programa "Sala de Convidados”, transmitidos ao vivo e interativos, sobre assuntos previstos no temário da Conferência; além de interprogramas, cujas cópias podem ser solicitadas para atividades de mobilização.

     

    Todos os programas e debates podem ser acessados facilmente na página exclusiva criada para o evento, no site do Canal Saúde: www.canal.fiocruz.br/XVconferencia. O objetivo é facilitar o acesso aos vídeos e ao material de divulgação produzido, para que todos os usuários, profissionais e gestores da saúde possam acompanhar tudo sobre o evento.  A cada semana a página é atualizada e novos programas são incluídos.

     

    É mais uma contribuição da equipe do Canal Saúde para o controle social na saúde!

    Canal Saúde realiza 1ª Oficina de Comunicação e Saúde do Rio Grande do Norte

    15/05/2015

    Evento, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública, ocorreu entre os dias 12 e 14 de maio, em Natal (RN)



    Cerca de 30 profissionais das áreas da saúde e da comunicação participaram da 1ª Oficina de Comunicação e Saúde do Rio Grande do Norte, promovida pelo Canal Saúde em parceria com a Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC) da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap).

     

    (Para ver o vídeo sobre a 1ª Oficina de Comunicação e Saúde do Rio Grande do Norte, clique aqui).

     

    O curso, focado na produção de estratégias de comunicação para a promoção da saúde pública, foi realizado nos dias 12, 13 e 14 de maio, das 9h às 17h, no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (Cefope), em Natal (RN).

     

    A oficina foi ministrada pela gerente-geral do Canal Saúde, Márcia Corrêa e Castro, e pela coordenadora de mobilização da emissora, Nicole Leão. A programação contou com sete módulos que abordaram os temas: Comunicação como Direito Humano, Comunicação e Saúde, SUS e Mídia, Novas Tecnologias, Produção Audiovisual e Planejamento em Comunicação. 

     

    Participaram dos três dias de oficina técnicos que atuam na SIEC, articuladores de informação, educação e comunicação (IEC) das oito Regiões de Saúde do Rio Grande do Norte, profissionais do Núcleo da Política de Humanização, do Cefope e da Universidade Estadual do RN, além de assessores de imprensa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems), da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária, do Hemonorte e da própria Sesap.

     

    Por meio de exposições, debates e exercícios em grupo, a oficina trabalhou com os participantes o desenvolvimento de uma comunicação mais qualificada e melhor planejada estrategicamente, de modo a fortalecer a apropriação do SUS pela população e combater carências silenciosas, como a falta de ações focadas no usuário e a fragilidade no uso das novas tecnologias de informação para promover a saúde pública. “A missão do Canal Saúde vai além de difundir conteúdo de qualidade sobre saúde. Queremos contribuir para a evolução do SUS e da cidadania da população brasileira. As oficinas são uma forma de cumprirmos, também, nosso papel social”, afirma a gerente-geral da emissora, Márcia Corrêa e Castro.

     

    Segundo a responsável técnica pela SIEC, Eufrásia Ribeiro, o objetivo da atividade foi qualificar os participantes para serem multiplicadores em seus territórios. “Iremos realizar outras oficinas com a mesma temática macro ‘Comunicação e Saúde’ nas Regiões de Saúde, envolvendo apoiadores nestes territórios e também junto aos comitês de promoção das políticas de equidade e saúde da população negra e quilombola, de acordo com suas especificidades”, destaca.

     

    (Com informações da Sesap RN).