• Canal Saúde - Fiocruz
  • atalho para menu o principal desta página
  • atalho para a busca de vídeos desta página
  • atalho para o conteúdo desta página
  • atalho para os destaques desta página
  • CANAL SAÚDE ESTÁ AGENDANDO OFICINAS DE COMUNICAÇÃO E SAÚDE EM TODO O PAÍS

    29/06/2016

    Já pensou em participar, na sua região, de uma oficina formativa sobre estratégias de comunicação para a promoção da saúde pública? Esta é a oportunidade!



    Já pensou em participar, na sua região, de uma oficina formativa sobre estratégias de comunicação para a promoção da saúde pública? Se você é gestor da saúde, profissional de comunicação atuante nessa área, ou participa do Conselho de Saúde do seu estado ou município, esta é a oportunidade!

     

    O setor de Mobilização do Canal Saúde está com a agenda aberta para a realização de novas oficinas de Comunicação e Saúde no segundo semestre de 2016. Trata-se de uma atividade formativa gratuita: os custos de deslocamento e estadia dos profissionais que ministram a oficina são de responsabilidade do Canal Saúde. No entanto, é necessária a parceria com uma entidade local (Conselho de Saúde, Secretaria de Saúde, ONG...), que fica responsável apenas por mobilizar os participantes (ou seja, convidar e garantir a presença de possíveis interessados) e oferecer local para a realização da formação (geralmente uma sala ou auditório). O público prioritário é formado por conselheiros de saúde, jornalistas, assessores de imprensa, articuladores da saúde, além de gestores, técnicos e profissionais do SUS.  

     

    O conteúdo da oficina é ajustado com a entidade parceira de acordo com a demanda dos participantes, e geralmente inclui temas como: comunicação como direito humano; relações entre comunicação e saúde; produção audiovisual; mídia e SUS; assessoria de imprensa; planejamento de comunicação; novas tecnologias e redes sociais, entre outros. Por meio de exposições, debates e exercícios em grupo, os participantes trabalham o desenvolvimento de uma comunicação mais qualificada e melhor planejada estrategicamente, de modo a fortalecer a apropriação do SUS pela população com ações focadas no usuário. A duração da atividade varia de um a três dias, conforme o caso.

     

    São oficinas como as que foram realizadas em 2015 em Natal (RN), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte; em Curitiba (PR), durante a 11ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná; e em Belém (PA), em conjunto com o Conselho Estadual de Saúde do Pará (leia notícias sobre estas oficinas na página da Mobilização do Canal Saúde: http://www.canal.fiocruz.br/mobilizacao/).


    A Mobilização no Canal Saúde

    Trata-se da área da emissora voltada para o diálogo com nosso público prioritário: profissionais de saúde, conselheiros, gestores, assessores de comunicação dos órgãos de saúde pública e demais operadores do SUS. Uma das atividades principais da Mobilização é promover debates sobre a comunicação e educação em saúde. Para tanto, apoia e realiza, em todo o país, oficinas, palestras e workshops sobre comunicação e saúde e sobre o uso do audiovisual para mobilização popular.

     

    Tenho interesse!

    Ficou interessado em levar essa atividade para sua localidade? Então entre em contato com o Canal Saúde pelo e-mail mobilizacaocanal@fiocruz.br ou então pelo telefone (21) 3194-7712.

     

    ALUNOS DO POLITÉCNICO VISITAM INSTALAÇÕES DO CANAL SAÚDE

    23/11/2015

    Um grupo de 12 alunos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), visitou as instalações do Canal Saúde na tarde de quinta-feira, 19/11.



    Um grupo de 12 alunos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), visitou as instalações do Canal Saúde na tarde de quinta-feira, 19/11.

     

    A atividade fez parte da oficina de “Realização em TV”, que integrou a programação da 5ª Mostra do Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio. Durante a visita, os jovens, com idade entre 14 e 17 anos, fizeram um tour pelas instalações da emissora, passando pelos setores de Catalogação e Pesquisa, Núcleo de Mídia e Programação, Sala de Exibição (controle-mestre), Salas de Tráfego de Fitas e Redação/Produção. Em cada local, profissionais do Canal Saúde deram explicações aos estudantes sobre a atuação de cada setor na cadeia produtiva de uma emissora de televisão.

     

    Na ilha de arte e finalização, os alunos assistiram a uma demonstração do gerente de arte e finalização do Canal Saúde, Bruno Ribeiro, sobre como são criadas as vinhetas e outros elementos gráficos da programação.

     

    No final, os estudantes reuniram-se no estúdio do Canal Saúde, onde foram recebidos por outros profissionais do canal. A apresentadora e repórter, Yasmine Saboya, o gerente de áudio, Ben-Hur Machado, a assessora de comunicação, Adriana Nunes, e o produtor e supervisor de programação, Kleiber Cruz, conversaram com os jovens sobre as rotinas de trabalho na televisão. Os alunos também puderam visualizar como é criado o cenário dos programas do Canal, por meio de projeções de luz. 

     

    Além da visita às instalações, a parceria entre o Canal Saúde e a 5ª Mostra do Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio envolve também a exibição, no Canal Saúde, dos vídeos que mais se destacaram durante a mostra. Os próprios alunos realizadores vão gravar, no estúdio da emissora, as cabeças e chamadas que introduzirão os vídeos durante a programação.

     

    A Mostra do Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio reúne alunos e professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas na realização e discussão sobre a produção audiovisual, e é realizada desde 2011 pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde (NUTED) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). Pela primeira vez, o Canal Saúde foi parceiro do evento, que mantém ainda outras parcerias com instituições e entidades ligadas à educação audiovisual, como o Cinead/CAP UFRJ, Cineduc, Mostra Geração/Festival do Rio, entre outras, consolidadas através da Rede Kino (Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual).

    CANAL SAÚDE É PARCEIRO DE MOSTRA DE VÍDEOS ESTUDANTIS

    09/11/2015

    5ª Mostra do Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio reúne alunos e professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas na realização e discussão sobre a produção audiovisual.



    Pela primeira vez, o Canal Saúde será parceiro da Mostra do Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio. O evento, realizado desde 2011 pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde (NUTED) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reúne alunos e professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas na realização e discussão sobre a produção audiovisual.

     

    Este ano,  a quinta edição da Mostra (que não é competitiva) recebeu e analisou 48 vídeos de 18 escolas brasileiras,  duas escolas espanholas, uma argentina e uma italiana. Desses, 27 vídeos foram selecionados e serão exibidos no evento, que ocorre nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2015, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, que fica no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ).

     

    Além de envolver jovens na produção audiovisual, a Mostra propõe aos alunos refletirem criticamente sobre o papel da imagem na sociedade contemporânea. Para isso, além da exibição dos filmes produzidos pelas escolas, a programação inclui debates com diretores do cinema nacional e também oficinas dedicadas à exploração lúdica de diversas áreas do audiovisual. Dentre as já confirmadas, estão as oficinas de Games, Rádio Novela, Ilustração, Stop Motion e Paralaxe/Fotografia. A equipe do Canal Saúde vai ministrar a oficina de Realização em TV, que irá mostrar aos participantes como funciona o processo de produção audiovisual em um canal de televisão. Na atividade, os jovens visitarão as instalações do Canal Saúde

     

    A parceria envolve também a exibição, no Canal Saúde, dos vídeos que mais se destacarem durante o evento. Os próprios alunos realizadores serão convidados a gravarem, no estúdio da emissora, as cabeças e chamadas que introduzirão os vídeos durante a programação do Canal Saúde

     

    A 5ª Mostra do Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio mantém outras parcerias com instituições e entidades ligadas à educação audiovisual, como o Cinead/CAP UFRJ, Cineduc, Mostra Geração/Festival do Rio, entre outras, consolidadas através da Rede Kino (Rede Latinoamericana de Educação, Cinema e Audiovisual).