• Canal Saúde - Fiocruz
  • atalho para menu o principal desta página
  • atalho para a busca de vídeos desta página
  • atalho para o conteúdo desta página
  • atalho para os destaques desta página
  • Login do usuário

    cadastre-se aqui
    esqueci minha senha

    Destaques

    Compartilhar

    Cartilha aborda direitos dos sujeitos de pesquisa

    O trabalho foi desenvolvido com base nas necessidades e dificuldades vividas e apresentadas pelos pacientes

    ____________________________________

    Da redação do Jornal da Saúde
    com informações do Informe ENSP


    Os direitos do sujeito de pesquisa é o tema do novo projeto do pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Sergio Rego. Desenvolvido em formato de cartilha, ele é voltado para indivíduos que participam de testes e pesquisas clínicas. Seu primeiro foco foram os sujeitos de pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ), e os Comitês de Ética e Pesquisa (CEP), porém, brevemente, seu conteúdo estará disponível em acesso aberto para download na Biblioteca Multimídia da ENSP. Este projeto foi pensado em parceria com Marisa Palacios, coordenadora-geral do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), desenvolvido em associação ampla pela ENSP, UFRJ, UFF e Uerj.

    Sergio explicou que todo o trabalho foi desenvolvido com base nas necessidades e dificuldades vividas e apresentadas pelos pacientes que sempre colaboraram com as pesquisas. “Determinados locais, por funcionarem juntos ou estarem próximos aos grandes núcleos de pesquisa, se tornam foco. Por exemplo, a comunidade de Manguinhos, os pacientes assistidos aqui no nosso Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) e o Hospital Universitário da UFRJ são alguns deles. Por isso é tão importante falarmos dos direitos das pessoas e não apenas dos deveres”, ressaltou o pesquisador.

    A distribuição da cartilha está sendo feita no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ), e nos Comitês de Ética e Pesquisa. Como sua impressão foi feita em número restrito, interessados em imprimi-la podem procurar a coordenação do projeto. Além disso, brevemente, a cartilha estará em acesso aberto para download na Biblioteca Multimídia da ENSP.

    * O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
    Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.

    Busca por video

    Busca por vídeo

    Temas mais pesquisados