• Canal Saúde - Fiocruz
  • atalho para menu o principal desta página
  • atalho para a busca de vídeos desta página
  • atalho para o conteúdo desta página
  • atalho para os destaques desta página
  • Login do usuário

    cadastre-se aqui
    esqueci minha senha

    Destaques

    Compartilhar

    Saúde nas Prisões é o tema do Sala de Convidados

    Terça-feira (12/09), às 11h, no Canal Saúde

    Ao vivo

    Em tese, o direito à saúde dos presos no país é garantido pela Lei de Execução Penal, pela Política Nacional de Proteção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional e várias normativas. Mas, conforme demonstrado por diversos estudos nacionais e internacionais, a efetividade das ações de saúde nas prisões é precária por questões que vão da superlotação dos presídios à falta de preocupação de instituições e de parcelas da sociedade com as pessoas que estão presas.

    Os problemas envolvem desde a falta de motivação dos profissionais que trabalham com a população carcerária até o preconceito com quem é privado de liberdade. E tudo isso interfere no cuidado à saúde dessas pessoas. Em 2016, a revista Ciência & Saúde Coletiva publicou uma edição exclusivamente dedicada ao tema, intitulada “Saúde nas prisões: avaliações, políticas e práticas”. Este ano, um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) descreveu pela primeira vez, em nível nacional, o perfil das mulheres encarceradas que vivem com seus filhos em unidades prisionais femininas.

    Com base nas mais recentes pesquisas, o Sala de Convidados desta terça-feira (12) vai discutir como anda a questão da saúde nas prisões e o que é necessário para vencer os desafios nessa área. O programa vai ao ar, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.

    Os convidados são a advogada, integrante do Grupo de Pesquisa Abordagens Interdisciplinares e Críticas dos Direitos Humanos na Saúde, da UFRJ, e vinculada ao PPGBIOS – Programa de Pós-graduação em Bioética e Saúde Coletiva – UFRJ, Luciana Simas; o professor do instituto de medicina social da UERJ, Martinho Braga Batista e Silva; e o coordenador de Saúde, da Coordenação-Geral de Promoção de Cidadania, da Diretoria de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional, Breno Vago Amorim. Não perca e participe!

    Sobre o Sala de Convidados

    Programa ao vivo, apresentado por Renato Farias, inédito toda terça-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 81 22, pela fan page do Canal Saúde, pelo e-mail canal@fiocruz.br e pelo chat (apenas durante o programa) no site da TV.

    Como assistir

    Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 3690). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na página principal em Web TV (acessível por computadores e dispositivos móveis).

    www.canalsaude.fiocruz.br     facebook.com/canalsaudeoficial     twitter.com/canalsaude 

    Mais informações:

    Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz

    Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti

    gabrielcfonseca@gmail.com - 55 21 3194-7743

    Coordenação: Ana Cristina Figueira

     

    Busca por video

    Busca por vídeo

    Temas mais pesquisados