• Canal Saúde - Fiocruz
  • atalho para menu o principal desta página
  • atalho para a busca de vídeos desta página
  • atalho para o conteúdo desta página
  • atalho para os destaques desta página
  • Login do usuário

    cadastre-se aqui
    esqueci minha senha

    Destaques

    Compartilhar

    Fiocruz oferece curso de graça sobre arte e técnica do afresco

    Aulas serão dadas pelo artista plástico Lydio Bandeira de Mello

    ______________________

    O curso "A Arte e a Técnica do Afresco” está com inscrições abertas até o próximo dia 19 de julho. As aulas, em agosto, serão com o artista plástico e professor Lydio Bandeira de Mello, um dos mais importantes do país nesta arte, na Oficina-Escola de Manguinhos (OEM) da Casa de Oswaldo Cruz (COC), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

    Com 12 vagas oferecidas, o curso – gratuito – é dividido em quatro módulos com carga horária total de 576 horas.  O candidato inscrito também passará por um processo de seleção, composto de 3 etapas eliminatórias, onde terá que demonstrar aptidão para as artes. Podem participar alunos – a partir de 18 anos, preferencialmente da região do entorno da Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos. Os estudantes vão participar desde a elaboração e o desenvolvimento de um projeto artístico até sua execução na referida técnica, por meio de aulas teóricas e práticas em ateliê e em campo, com a execução de murais em edifícios de uso público em áreas perto dos campi da Fiocruz em Manguinhos (zona norte) e em Jacarepaguá (zona oeste), como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

    O curso “A arte e a técnica do afresco” terá aulas de 21 de agosto deste ano a 19 de dezembro de 2014. A iniciativa também pretende assegurar às futuras gerações um saber artístico e técnico que vem correndo riscos de extinção. A Oficina-Escola de Manguinhos integra o Núcleo de Educação Patrimonial do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fiocruz.

    O Afresco

    Trata-se de importante técnica de pintura mural (ou parietal), tendo sua origem há cerca de 5 mil anos na Mesopotâmia e no Egito. Foi muito utilizada por gregos e romanos na Antiguidade Clássica e pelos mestres italianos do Renascimento, chegando até os nossos dias. A técnica consiste em pintar diretamente sobre o revestimento ainda fresco da parede, em argamassa de cal, com pigmentos diluídos em água que penetram e a ele se fundem. O processo resulta em uma pintura com grande riqueza de efeitos, desde a transparência das aquarelas até a opacidade das têmperas, e livre de reflexos, o que garante sua leitura a partir de qualquer ângulo de observação.

    No Brasil, registros de pintura mural em afresco foram encontrados desde o período colonial, sobretudo após a chegada da família real e da Missão Francesa, mas a técnica só ganhou evidência no início do século 20 com as obras monumentais do ecletismo e do modernismo arquitetônico brasileiro. Desse período, destacam-se na cidade do Rio de Janeiro as pinturas de Eliseu Visconti no Theatro Municipal, Cândido Portinari no Palácio Gustavo Capanema e em Porto Alegre, as pinturas de Aldo Locatelli no Palácio Piratini.

    Lydio Bandeira de Mello

    Aos 84 anos, mineiro de Leopoldina, Bandeira de Mello é hoje um dos raros artistas brasileiros que dominam com precisão a técnica do afresco. Desde a sua graduação, pela Escola Nacional de Belas Artes (Enba) em 1951, tem recebido vários prêmios e demonstrações de apreço por sua grandiosa obra, realizada sempre com muito talento e apuro técnico.

    Serviço:

    Curso de pintura tradicional "A Arte e a Técnica do Afresco”
    Local: Oficina-Escola de Manguinhos - Av. Brasil, 4.365 – Rio de Janeiro.
    Período: de 21 de agosto de 2013 a 19 de dezembro de 2014.
    Sobre o curso: Coordenação da Oficina-Escola de Manguinhos
    Tel: (21) 3865-2220

    E-mail: oem@fiocruz.br
    Sobre a inscrição: Secretaria Acadêmica da Casa de Oswaldo Cruz
    Tel: (21) 3865-2234
    E-mail: secadcoc@coc.fiocruz.br

    Busca por video

    Busca por vídeo

    Temas mais pesquisados